Como verdadeiramente poupar no aquecimento, quebrando mitos

Com o inverno, chega irremediavelmente o frio e para combatê-lo temos de ligar o aquecimento. Também é a altura do ano, em que a nossa fatura de luz e gás aumenta e estamos atentos a todo o tipo de conselhos e truques para poupar.

Como verdadeiramente poupar no aquecimento

Os meses mais frios, são os que gastamos mais em aquecimento, e todos se perguntam: Como poupar no aquecimento?

Sabemos que o uso de aquecimento durante os meses de inverno, é um transtorno monetário e existem muitas dicas para pouparmos energia, no entanto, muitas dessas dicas são mitos falsos.

Na PortuLoGOs Energia queremos mostrar como verdadeiramente poupar no aquecimento, quebrando mitos!

Antes de sair de casa desligue o aquecimento

Existe uma crença errada de que, se mantivermos uma temperatura constante todo o dia com o aquecimento ligado e o termostato a baixa temperatura, vamos poupar. Mas não é correto, porque manter o calor constantemente, requer um esforço contínuo do nosso sistema de aquecimento. Por isso o mais recomendado é que tenha o aquecimento desligado, quando não estás em casa.

Se tiver um termostato que permita programar a hora, coloque para ligar mais ou menos meia hora antes de chegar a casa, desta forma notará que está quente, sem que tenha de ter o aquecimento ligado todo o dia.

Da mesma forma que desliga o aquecimento à noite. Exceto em caso de muito frio, não é necessário manter o aquecimento ligado... coloque outra manta na sua cama e a fatura da luz vai agradecer-lhe

Mantenha a temperatura regulada entre os 21 e 22ºC

A temperatura ideal para manter uma sensação de conforto em casa são os 21ºC. Ter aquecimento em casa não significa que tenhamos de estar em casa de manga curta como se fosse verão. Regular corretamente o termostato vai ajudar a poupar mais ou menos 10% da sua fatura.

Além de “sair caro”, aumentar a temperatura para 24-25ºC, é também pouco saudável porque estas temperaturas podem alterar a qualidade do nosso sono e provocar dor de cabeça.

Faça a manutenção dos radiadores com regularidade

Umas das coisas mais importantes para poupar no aquecimento, é efetuar a manutenção dos radiadores com regularidade e purgá-los sempre que necessário.

A forma mais simples para saber se tens de purgar o radiador, é se ao tocar-lhe o calor não é uniforme e a parte superior está mais fria que a inferior.

Não tem que recorrer a um especialista, purgar os radiadores é muito simples. Tem de o fazer quando o radiador estiver frio, a fim de evitar queimaduras.

Mas como se purga um radiador? Comece por aquele que está mais perto da caldeira, coloque um recipiente debaixo da chave e gira com ajuda de uma chave de fendas até que saia todo o ar e o fluxo de água seja fluido.

Mantenha fechadas as portas de divisões da casa, que não esteja a utilizar

Também é muito importante, manter fechadas as portas de divisões da casa que não esteja a utilizar, assim como desligar os aquecedores que não sejam necessários. Seguindo esta regra, podemos poupar entre 8 a 13% e reduzirmos o nosso consumo de aquecimento.

Fazer a ventilação da nossa casa não só é necessário, como também ajuda a reduzir o consumo de calor

A ventilação é fundamental para renovar o ar dentro de casa e para poupar no aquecimento, uma vez que, se não o fizermos a humidade aumenta e aquecer o ar húmido é mais difícil, porque o consumo de energia é maior.

Ventilar sim, mas com responsabilidade e durante o tempo estritamente necessário, é recomendável ventilar a casa abrindo as janelas durante 5-10 minutos ao dia, de preferência durante a manhã, para evitarmos perder o calor acumulado durante o dia. Mas também depende dos seus costumes e de como tem programado o aquecimento.

Os radiadores não são um estendal

Sabemos que durante o inverno é complicado secar a roupa, e há ainda quem tenha o mau hábito de colocar a roupa por cima do radiador para secar. Mas cobrir o radiador não permite que o ar quente circule corretamente, fazendo com que o consumo de luz e gás aumente, e por sua vez, o valor da fatura.

Uma solução prática e mais eficiente, é colocar um pequeno estendal perto do radiador que vai permitir que seque a roupa sem interromper o fluxo de calor.

Bom isolamento, grande poupança

Melhorar o isolamento de uma casa pode nos parecer uma despesa extra. Mas por outro lado, se o fizer pode poupar até 30% no valor final da sua fatura. Mais ou menos, um terço de todo o calor em casa perde-se devido às janelas mal isoladas.

Os nossos produtos