Que potência elétrica devo contratar para a minha casa?

Se comprou uma casa nova, certamente uma das primeiras questões que está a fazer a si próprio está relacionada com a potência elétrica (kW) que necessita de contratar para evitar apagões e também assegurar-se de que não está a pagar em excesso. Na PortuLoGOs Energia podemos ajudá-lo!

potencia eletrica portulogos energia

Se comprou uma nova casa, certamente uma das primeiras questões que se coloca a si próprio está relacionada potência elétrica (kW) que precisa de contratar para evitar apagões e para garantir que não está a pagar em excesso.

Como na PortuLoGOs Energia recebemos este tipo de consultas diariamente, decidimos criar este artigo para esclarecer todas as dúvidas, que surgem na hora de escolher a potência de eletricidade adequada para o seu lar.

Mas antes de mais, vamos explicar-lhe exatamente o que é a potência elétrica.

O que é a potência elétrica?

A potência elétrica (kW) é responsável pela definição do número máximo de eletrodomésticos/aparelhos elétricos que podem ser ligados ao mesmo tempo sem causar uma falha de energia. É faturado como um custo fixo que depende do kW que tiver contratado para a sua casa. Quanto mais kW, mais elevado é o preço.

Aproveita-mos esta oportunidade para recordar que kW e kWh não são a mesma coisa, kWh, ao contrário do kW, mede a quantidade total de energia consumida durante um determinado período de tempo. Neste caso, trata-se de um conceito que é faturado como um custo variável e que depende do consumo de energia na sua casa e do consumo energético dos seus eletrodomésticos (é por isso que é muito importante escolher aparelhos com um bom rótulo energético)!

E agora que sabe o que é a potência elétrica, vamos ajudá-lo a escolher a mais adequada ao ser lar.

Que potência elétrica devo contratar para a minha casa?

Para responder a esta pergunta, sugerimos-lhe que faça um truque simples em sua casa. Basta ligar todos os aparelhos elétricos que tiver ao mesmo tempo, e ver no quadro da eletricidade se os interruptores saltam ou não.

Os interruptores do quadro saltaram. Se simplesmente por ter ligado alguns aparelhos elétricos ficou sem energia, isto significa que, com toda a probabilidade, contratou uma potência inferior à que necessita, é muito provável que o quadro elétrico vá abaixo várias vezes ao dia

Os interruptores não saltaram mas continuo sem luz. Se ligou todos os aparelhos elétricos da sua casa ao mesmo tempo e, mesmo assim, a eletricidade ainda aparece, é provável que a potência contratada seja mais elevada do que o necessário. Neste caso, estará a pagar um montante mais elevado e desnecessário na sua conta de eletricidade.

Para além do número de aparelhos elétricos, que outros fatores podem influenciar a energia a ser contratada?

A classificação energética dos seus aparelhos elétricos. O rótulo energético é o encarregado de representar o grau de eficiência dos seus aparelhos elétricos, ou seja, quanto é que eles consomem. Pode encontrá-lo em máquinas de lavar louça, máquinas de lavar e secar roupa , frigoríficos, televisores e lâmpadas, entre outros. O rótulo serve para fazer uma distinção entre vários graus de eficiência: A, B, C, D, E, F e G, sendo o primeiro (A) o que identifica os aparelhos com o menor consumo. Se tiver aparelhos com uma boa classificação energética em sua casa, poderá ter vários a funcionar ao mesmo tempo, sem ter de aumentar a potência contratada.

Número de pessoas em casa. Naturalmente não será necessária a mesma potência se houver 1, 3 ou 5 pessoas em casa. Como regra geral, o consumo de energia e o número de aparelhos elétricos ligados ao mesmo irá aumentar à medida que o número de pessoas que vivem na sua casa aumenta.

De que preciso para mudar a potência elétrica na minha casa?

Os únicos dados de que precisamos para alterar a potência são os seguintes:

  • Nome e apelido do proprietário.

  • Morada

  • Conta bancária.

  • Potência elétrica atual e a requerida.

  • Código Universal do Ponto de Abastecimento, vulgarmente conhecido como o CUPS.

E por último, mas não menos importante! Embora estejamos certos de que com a informação que lhe demos já tem uma ideia relativamente clara da potência que deseja contratar para a sua casa, gostaríamos de recomendar-lhe que entre em contacto com o nosso departamento de serviço ao cliente.

Fale-nos da sua situação e das suas necessidades e nós ajudá-lo-emos a escolher a potência mais adequada.

Os nossos produtos